O caminho no vale - Boas vindas!

 

O nome deste blog foi inspirado na expressão “vale de lágrimas” da tradicional oração católica “Salve Rainha”. Isso não quer dizer que é uma expressão puramente pessimista e negativa em relação ao mundo. Por outro lado é uma expressão realista das intempéries desta vida aqui na terra.

 “ No mundo tereis aflições, coragem, eu venci o mundo. "  S.João 13;33

Estamos aqui nessa terra como peregrinos e todos nós temos aflições sejam elas exteriores ou interiores. Depois que o pecado entrou no mundo, vivemos uma realidade cercada de misérias pessoais e alheias, sentimos na pele a fragilidade da vida: dores, medos, doenças e pecados. Portanto antes de chegar à pátria celeste, nossa casa, passamos por esse mundo material, nesse vale de lágrimas, sem excluir é claro as belezas e alegrias que vivemos nesse caminho. O caminho por esse vale é repleto de coisas boas também e principalmente de escolhas. Precisamos usar de nossa sensibilidade para contemplar ao nosso redor: a beleza, a bondade e a verdade. É um caminho sobretudo de amor, confiança e abandono.

Sejam todos bem vindos nesse caminho de exilio, percorramos juntos esse vale rumo à nossa casa celestial! Contamos sempre com a mão amorosa de Maria que nos guia com ternura!

Compartilho um texto de Dom Nuno Brás da Silva Martins, bispo auxiliar de Lisboa:

Confesso que comecei por entender a expressão “gemendo e chorando neste vale de lágrimas”, da Salve Rainha, como fruto de um cristianismo pessimista, vivido essencialmente com o pensamento na cruz do Senhor e com a ideia de que tudo, no mundo, era mau. Por isso compreendo tantos que têm dificuldade em rezar esta antífona que faz parte da nossa tradição mariana. Certamente, e digo isto sem qualquer tom de crítica, reconheço que muitos a rezarão naquele tom resignado e derrotado. Mas devo confessar, igualmente, que hoje rezo essa oração como expressão grande da fé. É que, por mais que nos esforcemos, de um modo ou de outro, todo ser humano vive momentos de sofrimento e de solidão, de abandono e até desespero, de morte. Não vale a pena criar a ilusão (nem sequer e muito menos nas crianças) de que a vida será sempre um caminho de vitórias e sucessos, de alegrias e conquistas. Mesmo as historinhas que terminam com o célebre “e foram felizes para sempre” começaram ou passaram por um ou vários momentos de dificuldade dos protagonistas. Contudo, hoje (como sempre) não são necessárias “historinhas”. Basta ter os olhos abertos para o mundo humano que nos envolve. E se nós não estamos passando por algum momento difícil, olhemos à nossa volta – e não precisamos procurar muito: o desemprego, as famílias destroçadas e desunidas, a falta de sentido para a vida… todas as misérias materiais, morais ou espirituais estão bem ali, ao nosso lado. E, não raras vezes, nos sentimos impotentes para dar uma ajuda, pequena que seja, àqueles que passam por esses momentos difíceis. É por isso que o grito cristão que se dirige a Deus, por intermédio da Virgem Maria, neste “vale de lágrimas” que é a vida humana, mais do que expressão de alguém resignado à sua sorte, é, antes, o reconhecimento de que apenas Deus pode, verdadeiramente, resolver as lágrimas humanas – nossas e de tantos que vivem conosco. Também Deus, em Jesus de Nazaré, experimentou (e como!) o “vale de lágrimas” que quis tornar seu; mas, ao mesmo tempo que o vive de modo plenamente humano, Ele mostra que não será nunca a morte quem tem a última palavra. A última palavra será sempre pronunciada por Deus, e será sempre uma palavra de amor, de vida eterna!



Pintura: Vale de Lágrimas - Gustave Doré (1882-1883)

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de reflexão e profundo sentido do nome do blog. Que Deus te conceda sabedoria e perseverança neste lindo projeto que com a graça dEle, alcançará as almas necessárias. Conte sempre com minhas orações e apoio! E claro já aguardo os próximos textos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário